top of page

SPFW N53

Atualizado: 7 de nov. de 2022

São Paulo Fashion Week é a maior semana de moda que acontece no Brasil duas vezes por ano! A edição n. 53 terminou no último dia 04/jun/22.


Com o intuito de compartilhar um pouco do meu olhar sobre este importante evento, elegi aqui TOP 5 estilistas que dispensam apresentações. Vamos aos insights:


GLORIA COELHO

É uma personalidade que nasceu na cidade de Pedra Azul, em Minas Gerais no dia 1 de agosto de 1951 e estudou moda no Studio Bersot, que fica em Paris.


Já faz algum tempo que aposta num maior mix de referências e inspirações para suas coleções.

Com a temática voltada para a iluminação, a estilista apostou em peças assimétricas, recortes e estampas, que apareciam em tecidos desde a organza de seda até o jeans.




Vestidos camisa e kaftan para usar com calças e saias longas fizeram parte do desfile, assim como transparência e muita leveza.



Entre as cores, se destacavam o verde limão, o off-white, o preto e rosa.



Os acessórios ganharam vida a partir de botas de tricô e sapatos esportivos de neoprene, além de bolsas sanfona de martelasse e de plumas.


LINO VILLAVENTURA

Maior estilista brasileiro de vanguarda de artwear desde 1978.




Uma coleção cheia de conceito!



As primeiras peças com estampa de fogo foram apresentadas com uma interpretação e trilha sonora dramática.



Em seguida, o roxo toma o espaço mudando junto a trilha sonora, logo mudamos para um jogo de formas orgânicas, passando o patchwork e ao final entramos em uma estética mais cósmica.





Volumes, recortes assimétricos, fendas, decotes profundos, caudas, leveza e muito movimento estiveram presentes.


Dentre as características dos materiais, transparências, metalizados, acetinados e com brilho fizeram parte do desfile. As camadas, babados e peças bem fluidas não ficaram de fora desta coleção.



JOÃO PIMENTA

Em novembro de 2020, apresentou um dos vídeos de moda mais impactantes da primeira edição da SPFW durante a pandemia. Com os rostos todos cobertos por máscaras ultradecoradas, os modelos transmitiam uma sensação de sufoco, não muito diferente da situação da que se vivia na realidade.


Desde então, o estilista vem fazendo de suas coleções uma espécie de válvula de escape ou reflexo de emoções próprias ou coletivas em maior ou menor grau.



Usando apenas a cartela de cor preta para as roupas e um casting composto integralmente por modelos negros, o estilista mineiro João Pimenta foi um dos grandes destaques ao realizar a apresentação para sua coleção no Senac Lapa, Zona Oeste de São Paulo.



O desfile teve o poema "A Flor e a Náusea", de Carlos Drummond de Andrade, como inspiração.



As palavras do poeta brasileiro foram proclamadas enquanto os modelos andavam pela passarela — vestidos com algodão piquet, veludo devorê e jacquard.


Escrito entre 1943 e 1945 e parte do livro "A Rosa do Povo", a escolha do poema é também um espelho dos tempos atuais, no olhar de Pimenta.


Um mix de transparência, renda, saias estruturadas, brilho e bordados de brilho de esqueletos fizeram parte desta coleção

MARTHA MEDEIROS

Inovadora, foi praticamente uma aula apresentada pela própria estilista na passarela, que contava a história da marca e apontava os destaques das criações em tipos variados de renda, alternando sua voz com a trilha ao fundo: “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Não é sempre que temos oportunidade semelhante.


Martha traçou uma linha do tempo a partir das técnicas e das principais peças de seu acervo de várias décadas.



A começar com os xales, que ela começou a fazer por inspiração de sua avó materna, que na passarela foram fechados com flores de mandacaru em bijoux produzidas numa colaboração com a designer Rose Benedetti.



A planta, típica do semiárido e da caatinga, aparece várias vezes na coleção, como botões ou simplesmente como decoração.




Ela mostrou também peças mais joviais, como o quimono vestido no modelo Sam Porto ou os shortinho curto (todo em renda Renascença ou apenas com detalhes de renda nos bolsos). Já outras davam a ideia de alta-moda, como o bustiê-laço, o terninho preto ou o vestido rodado listrado com a barra decorada com essas flores de mandacaru em renda mas endurecidas com látex.

Teve ainda uma breve série de itens para resort, como vestido tipo cache-coeur de amarração cruzada na frente (tão fácil de pôr quanto de tirar). Ao final, a modelo Thalyta Pugliesi entrou com apenas um xale, e foi vestida ali na hora com um vestido e uma capa que estavam em exposição na passarela. Um recurso valioso para mostrar as suas roupas ao mesmo tempo que conta suas histórias.

À LA GARÇONNE

Foi a marca responsável por inaugurar a edição N53 da SPFW no Salão Cultural da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. A etiqueta comandada por Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch mostrou que, apesar dos pesares, ainda há tempo para fazer festa dentro da moda nos tempos atuais — misturando as referências do streetwear com luxo e alfaiataria.


Desde looks com transparência até a presença forte da alfaiataria, muitos dos looks apresentados pela coleção apresentavam a estrutura ampla com confecções mais pesadas, que iam desde casacos em tons terrosos até jaquetas que imitavam costelas ósseas do corpo em sua estampa — algo característico da marca.



Uma chemise toda branca, que deixava o corpo da modelo à mostra, abriu o desfile. Uma espécie de camisa alongada até os pés e fechada por botões. Uma saia curta era vista por baixo.



O encerramento, por sua vez, trouxe um vestido longo verde-bandeira com decote profundo.


O look trazia ainda luvas que cobriam até a metade do braço — algo que vimos muito recorrentemente nas grifes internacionais nas Semanas de Moda na Europa — e uma cauda que se estendia ao chão enquanto a modelo caminhava.


TENDÊNCIAS

Anotem ai o resumo das sete tendências que me chamaram atenção:

  1. Alfaiataria contemporânea

  2. Colorido, cores vibrantes, vermelho e rosa

  3. Estampas exuberantes

  4. Couro

  5. Materiais acetinados

  6. Transparência

  7. Fluidez e movimento


Estilosas, espero que tenham curtido!! Assim finalizamos esse post cheio de conteúdo e tenências!!


Beijos da Flá

14 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page